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Como deixar seu jogo atraente - RPG Maker X

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code Como deixar seu jogo atraente - RPG Maker X

Mensagem por Dark Samus em Sex Jun 29, 2012 7:14 pm

Bem pessoal eu retirei essas dicas de um Blog chamado Rpg Maker X, eu não sei quem é o dono dele, mas parece
que o Blog foi abandonado, essas dicas estão me ajudando e podem ajudar vários novatos também. : warrior :

Rpg Maker X

Dicas de como deixar seu jogo atraente

Estou criando esse tópico com a inteção de dar dicas ao pessoal que cria jogos de RPG Maker de como deixar suas criações mais atraentes, fazendo outras pessoas se interessarem por elas.

A Idéia e a História

Primeiramente queria avisar uma coisa: Não se iludam, sei que todos nós ficamos empolgados quando vemos aquela maravilhosa ferramenta em que é possível criarmos o jogo dos sonhos, mas não se empolguem demais, muitas pessoas têm idéias instantâneas na cabeça e acham que aquela idéia irá fazer sucesso mas uma história não se cria assim, tão derrepente.
Então, antes de pôr essa idéia em pratica, revise melhor a história, veja o que pode ser feito para melhorar mais, aponte os clichês e veja se eles podem se substituídos, escolha um tema fixo para o seu jogo e adquira muito conhecimento sobre esse tema e então você poderá pôr sua idéia em pratica.


Adquira Conhecimento

Após ter terminado a história você vai começar seu projeto não é ? Mas, antes de começar a fazer mapas, eventos e outras coisas, adquira mais conhecimento sobre o maker que você está usando porque alguém que possui conhecimento nenhum não vai conseguir fazer ao menos a introdução certo ?! Por isso, procure os famosos "Tutoriais" pela internet, eles iram te ensinar a fazer muita coisa interessante e divertida no RPG Maker.

Vamos Fazer O Jogo

Agora que você já sabe como fazer a história e já adquiriu conhecimentos suficientes vamos começar a fazer o "Jogo Dos Sonhos".

Personagens: Mocinho ou Vilão ?

Você deve fazer bem essa definição na hora de criar seu personagem, ele será um mocinho ou um vilão ? Na verdade parece bem simples mas não conseguimos distinguir direito os dois, pois aquele que nós admiramos pode ser um vilão e nós o vemos como mocinho. Então procure deixar claro no jogo que existe uma definição diferente para cada personagem, se você não entendeu o que eu disse, eu vou ser bem mais claro: Mostre os "dois lados da moeda", mostre como se sente o personagem que devemos combater e o personagem que devemos interpretar, assim seu RPG irá ficar bem mais atraente.

Personagens: Personalidade

Crie uma personalidade para cada personagem, faça com que eles sejam únicos, crie o bonzinho, a estressada, o convencido, o atrapalhado e outros.
Diversificar culturas entre os personagens faz bem, use sites de pesquisas para saber mais sobre outras culturas e aplica-las em seus personagens.

Atmosfera do Jogo

Defina em que época o jogo irá se passar, será em um ambiente medieval ? No nosso adorável presente ? Ou em um futuro cheio de tecnologia ? Você é quem decide.
Também defina se o jogo é aquele bem serio, ou aquele que é ação com pitadas de comédia, eu recomendo a segunda opção.

Introdução

Após definir tudo citado acima, vamos começar a criar o jogo, vamos fazer uma introdução para esclarecer melhor a história.
Antes de começar a introdução coloque uma opção de poder pular ela, pois existe pessoas que não gostam de ver introduções ou que já viram e querem pular diretamente para o jogo.
Vamos começar ? Na introdução você deve mostrar os acontecimentos principais no começo da história, mas nunca revele algo de muita importância pro final do jogo na introdução, pois se fizer isso o jogo irá ficar previsível demais, enjoando o jogador. Lembre-se: Nunca faça introduções que explicam nada, mas também não façam introduções que expliquem tudo, deve haver um equilíbrio.

Decorrer do Jogo

Faça com que o seu jogo tenha um enredo surpreendente, faça um acontecimento que ninguém esperava que fosse acontecer, assim o jogador vai ter mais vontade de jogar o seu jogo.
Acontecimentos previsíveis são chatos e sem graça, pois todo mundo já sabe o que vai acontecer ou já viram em muitos outros jogos.
Então lembre-se que essa é a parte mais importante no enredo, pois é ela que irá se encarregar da função de prender o jogador ao jogo.

Final Do Jogo

Para o final do jogo é bom seguir as mesmas recomendações para o decorrer do jogo.
Não faça um final muito previsível, faça algo que irá surpreender o jogador.
Além disso, procure evitar a sempre manjada "Ultima-forma-super-fodonica-espancadora-assasina-malignamente-estripadora-do-vilão", já perdi a conta de quantas vezes eu já vi isso.
Também evite o "Felizes Para Sempre", ou o "Então, com a morte do vilão, o amigo do herói ressuscitou".

Algumas Dicas Básicas

-Procure evitar o famoso clichê de salvar o mundo.
-Procure evitar o famoso clichê do vilão maligno sem motivos.
-Procure evitar o famoso clichê do herói que vai arriscar a vida sem motivos.
-Procure evitar o famoso clichê da magia que existe sem motivo.
-Faça mapas bonitos, um jogo com mapas feios não vai atrair ninguém.
-Faça bons e úteis sistemas.
-Descarte sistemas desnecessários.
-Procure fazer seus próprios sistemas e gráficos o seu jogo não terá qualidade se não tiver originalidade.
-Aceite criticas e sugestões na hora da divulgação.

Fim

É isso pessoal, essas dicas foram feitas por mim, qualquer duvida pode postar.

Apesar de ser muito simples eu espero que tenham gostado.

Dark Samus
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code BOA!!!!

Mensagem por pkmatador em Sab Jun 30, 2012 5:04 pm

Muito bom para quem tá começando. depois eu vou tentar formular um com mais detalhes.

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Gostou do tópico????? Dá um + ...... (O dedo não cai.)


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