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Indie Game Maker

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code Indie Game Maker

Mensagem por Cyisthat em Sab Jun 23, 2012 6:34 pm

Indie Game Maker
ou Action Game Maker



O Indie Game Maker (IGM) é o mais recente criador de jogos lançado pela Enterbrain, no dia 5 de Março de 2009 (no Japão com o nome de Action Game Maker). Ainda não temos uma versão em português, mas enquanto a MRM trata disso, aproveite para baixar o AGM grátis e em inglês clicando aqui! Aproveite, pois não encontrará isso em mais nenhum site!

Com o IGM é possível criar jogos de diversos estilos: além de RPGs, poderão ser feitos adventures, shooters, jogos de plataforma, jogos casuais ou qualquer outro do tipo “ação orientada”. O interessante é que os jogos, após finalizados, podem ser exportados de três maneiras:

Formato Padrão, através do qual os jogos rodarão no Windows usando DirectX (assim como os jogos de RPG Maker fazem). Não é necessário ter o IGM instalado no PC para poder jogar.
Formato Flash SWF, que possibilita execução pelo Adobe Flash Player, sendo que assim você pode colocar os jogos no seu site, por exemplo. Este formato, porém, tem algumas limitações: há um limite de eventos que podem ser utilizados no jogo que, se ultrapassado, dependendo do caso, pode causar perda de velocidade. Os arquivos de som AIF não são suportados aqui, embora MP3 e WAV sejam. É necessário ter o Java SE Development Kit para SDK do Adobe Flex.
Formato Microsoft XNA, formato este que é compatível com Xbox 360, sendo que o programa suportará criar jogos em alta resolução para o console. (Para exportar neste formato, será necessário usar o XNA Game Studio 3.0 e ter uma conta de membro no XNA Creator’s Club, e então seu jogo poderá ser disponibilizado no Xbox Live.)
Resoluções

Outro ponto interessante é o de que os jogos criados no IGM podem ter desde uma resolução baixa de 240×320 para se adaptarem aos aparelhos Zune até uma resolução Full-HD de 1920×1080.

Podem ser usadas 10 resoluções diferentes para o seu jogo. No formato 4:3, você poderá usar 320×240, 640×480, 800×600 e 1024×768. Já para o formato 16:9 é possível usar 1280×720 e 1920×1080. As outras quatro resoluções permitidas são: 240×240, 256×192, 256×384, e 480×272. Para todas as resoluções, as dimensões horizontal e vertical podem ser invertidas (por exemplo, 640×480 também pode ser 480×640). Melhor que isto é impossível!


Tela de edição

No IGM as imagens não têm limite de dimensões (os sprites, por exemplo, podem ter qualquer tamanho). Os elementos da tela (como HUDs e outras imagens) podem ser dispostos no editor com simplicidade. Basta arrastar os objetos com o mouse. Você tem ainda 4 camadas para edição dos gráficos do cenário, e uma extra para os objetos como HUDs e barras de energia. É possível também programar movimentos de tela à vontade, até mesmo ignorando a posição do jogador, tal como no RM.

No que toca ao movimento do personagem, você pode escolher o tipo de movimento que quiser (como de 4 direções, ou outros). Pode ainda decidir se um gráfico do cenário (tile) é animado e se ele afetará o jogador de alguma forma. Muitas dimensões de tiles são suportadas, como 8×8, 16×16, 32×32, 64×64, 128×128, 256×256, e 512×512 pixels.


Animações

O IGM traz um editor dentro do qual você define como os eventos reagem a determinadas ações. Nele você pode, por exemplo, escolher quais animações serão usadas quando o personagem jogável estiver correndo e quando estiver parado. Além disso as animações têm agora um framerate de 100 frames por segundo além de que agora as imagens podem também ser rotacionadas, ampliadas e ter opacidade variada.

Você pode ainda marcar pontos de conexão entre elementos de tela, como, por exemplo, os pontos de um gráfico de máquina que soltarão gráficos de mísseis.


Eventos

No IGM você encontra um excelente editor de eventos, onde poderá fazer quase tudo. Pode definir comportamentos complexos para objetos do cenário, como variações de direção de movimento, velocidade, disparo de projéteis, aparição de mensagens e muitas outras coisas!


Menu

O programa traz um ótimo editor que possibilita a criação de menus (para action RPGs, por exemplo). A partir dele você pode configurar o visual do menu, quais opções aparecerão, como o jogo trabalha enquanto pausado e mais. Nele também é possível definir cursores de seleção e montar cadeias hierárquicas de menus, com itens que levam a outros itens.


Storyboard

O modo como o game fluirá pode também ser organizado num painel específico para isso, dentro do qual poderão ser inseridos plug-ins para que o jogo possa, por exemplo, apresentar modos de action RPG e plataforma ao mesmo tempo.


Fontes

Podemos também visualizar as fontes usadas no jogo (e em mensagens deste) e selecioná-las através de um editor rápido. Desta forma, várias fontes podem ser usadas num mesmo projeto.

*

Requerimentos mínimos:
Microsoft Windows XP ou superior
Intel ® Pentium ® 4 — 2.4GHz ou melhor (Core2Duo é recomendado)
Memória RAM 512 MB (768 MB, ou mais, são recomendados)
300 MB de espaço livre em disco
*

Imagens:



Download:

IGM (492 MB)
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Pacote de Recursos (533 MB)
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SampleData (313 MB)
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